Você está aqui: Biografia

A escolha entre o PSD e a UDN

Depoimento de Tancredo Neves. Do livro "Tancredo Neves: a Trajetória de um Liberal", de Vera Alice Cardoso Silva e Lucília de Almeida Neves Delgado. Editoras UFMG/Vozes. 1985


“Logo na sua formação, a UDN [sigla de União Democrática Nacional] exerceu sobre todos os espíritos da intelectualidade mineira, mas, sobretudo, nos espíritos dos advogados, uma grande fascinação. A UDN encarnou a bandeira da resistência à ditadura [Vargas]. A resistência era uma bandeira liberal. A UDN era a pregação da retomada dos direitos e das liberdades democráticas.


Todos nós éramos muito sensíveis a essa pregação. Sobretudo porque, aqui em Minas, era feita por homens de grande autoridade intelectual, de grande projeção moral, como era o caso de Milton Campos, Pedro Aleixo e tantos outros que formaram aquela elite de extraordinário valor, os integrantes da cúpula udenista em Minas Gerais.


A formação era de advogados e de juristas. As minhas afinidades naturais eram realmente com esse grupo, com o qual eu mantinha um bom relacionamento pessoal. Eu teria caminhado tranquilamente para a UDN se não fossem os obstáculos criados na área municipal.


O grupo que passou a fazer a campanha da UDN em Minas, em São João del-Rei, era um grupo que se caracterizava por uma luta política muito acirrada em relação às figuras tradicionais do município, sobretudo e particularmente o velho Augusto Viegas, que era uma figura patriarcal estimada, respeitada e por todos profundamente acatada.


Acabei indo para o PSD [sigla de Partido Social Democrático] por injunções municipais. É que meu grande amigo em São João del-Rei era o velho Augusto Viegas, um grande chefe político da região, que passou a ser violentamente hostilizado pela imprensa local, numa campanha iníqua, desumana, até de retaliação. Então resolvi tomar a defesa dele. Ingressei no debate jornalístico do interior. Essas disputas políticas de jornal do interior são de uma violência inaudita.”

 

Depoimento de Tancredo Neves:
Relator-geral na Constituinte Mineira
Rumo à projeção nacional