Você está aqui: Clipping 50 Anos depois de Brasília, BH Inaugura Cidade Administrativa

50 Anos depois de Brasília, BH Inaugura Cidade Administrativa

Último Segundo - 26/02/2010


NARA ALVES, Ig - São Paulo


Até fim de outubro, mais de 16 mil servidores públicos atualmente distribuídos em 53 endereços de Belo Horizonte serão transferidos para a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. A nova sede do governo mineiro, que será inaugurada na próxima quinta-feira, é o segundo centro administrativo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O primeiro, em Brasília, completa 50 anos no dia 21 de abril.


As semelhanças com Brasília, no entanto, param no traço arquitetônico, segundo a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena, que viveu na capital federal entre 1999 e 2003.


"O conceito de Brasília é diferente. Na Esplanada dos Ministérios há vários prédios, as pessoas precisam de carro para se deslocar. Aqui, não. Tudo foi verticalizado. Então, não se utiliza carro para ir de uma secretaria para outra. As pessoas vão de escada ou elevador. Economizamos com frota, combustível, telefone, alugueis e serviços de manutenção, limpeza, vigilância. É uma economia de R$ 92 milhões por ano", explica.


O nome da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves é uma homenagem ao ex-presidente Tancredo (1910-1985), que completaria 100 anos no dia 4 de março. Tancredo iniciou a vida política como vereador, em São João del Rei, sua cidade natal, em 1933. Foi deputado federal, primeiro ministro, senador e governador de Minas Gerais. Sua eleição para presidente da República, em 1985, marcou o fim do regime militar que teve início em 1964.


Leia mais em: 50 anos depois de Brasília, Belo Horizonte inaugura cidade administrativa