Você está aqui: Clipping Congresso Comemora Centenário de Tancredo Neves

Congresso Comemora Centenário de Tancredo Neves

Agência Senado - 26/02/2010


HELENA DALTRO PONTUAL


Sessão solene do Congresso Nacional marcará, na quarta-feira (03), o centenário de nascimento de Tancredo Neves. Na homenagem, que será realizada no Plenário do Senado, deputados e senadores lembrarão a trajetória política do mineiro de São João Del Rei, em especial sua participação no turbulento período que marcou o fim da ditadura militar e o processo de redemocratização do país.


Tendo José Sarney como vice, Tancredo de Almeida Neves foi eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985. Na véspera de tomar posse, em 14 de março daquele ano, Tancredo foi internado em estado grave e o vice-presidente José Sarney assumiu o cargo. Depois de ser submetido a sete cirurgias - duas realizadas em Brasília e outras cinco em São Paulo -, o político mineiro morreu, no dia 21 de abril de 1985, na capital paulista.


A eleição de Tancredo marcou o rompimento de quase 21 anos de regime militar no país, que teve início em 31 de março de 1964. A chapa de Tancredo e Sarney, denominada Aliança Democrática, foi formada após a derrota da emenda Dante de Oliveira no Congresso, em abril de 1984, que previa eleições diretas para presidente da República.


Leia mais em: Congresso comemora centenário de Tancredo Neves