Você está aqui: Clipping Políticos Reverenciam Legado de Tancredo

Políticos Reverenciam Legado de Tancredo

Agência Senado – 03/03/2010


Políticos de vários partidos prestam homenagem, em sessão solene do Congresso, a Tancredo Neves (1910-1985) pelo centenário de seu nascimento. Eles ressaltam o papel do político mineiro na redemocratização do país e na construção da Nova República, após 21 anos de ditadura militar.


Além do presidente do Senado, José Sarney, e do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, discursaram os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, enaltecendo o espírito público de Tancredo. Serra atribuiu a Tancredo o grande período de estabilidade e a consolidação da democracia, posteriores ao regime militar. Aécio disse que seu avô Tancredo era um democrata, que amava o diálogo e o Parlamento.


Os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Marina Silva (PV-AC) e Pedro Simon (PMDB-RS) também já falaram à tribuna. Dornelles lembrou a participação de Tancredo em episódios de crise política no país e Marina ressaltou que Tancredo era um homem de aguçada visão política, capaz de apontar as saídas possíveis para o Brasil. Simon classificou Tancredo como um "mártir brasileiro".


Leia mais em: Políticos de vários partidos reverenciam legado de Tancredo