Você está aqui: Clipping Políticos Repercutem os 100 anos de Tancredo Neves

Políticos Repercutem os 100 anos de Tancredo Neves

Folha Online – 04/03/2010


O presidente Tancredo de Almeida Neves completaria 100 anos nesta quinta-feira. Ele nasceu em 4 de março de 1910 em São João del-Rei (MG). Veja a repercussão de seu centenário:


"Tancredo era genuinamente um democrata. Era também, na sua essência, homem do Parlamento, especialmente atraído pelo debate das ideias. Acredito que foi justamente o exaustivo exercício do contraditório que adensou suas crenças na política como espaço para o diálogo, o entendimento e a construção dos necessários consensos em torno das grandes causas nacionais."
Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais e neto de Tancredo


"Foi um grande homem, fundador da Nova República que foi o melhor período da história republicana brasileira em todos os aspectos: a democracia de massa, o avanço na estabilidade, a paz social, o processo democrático. Me pareceu muito justificado vir aqui hoje a esta homenagem."
José Serra (PSDB), governador de São Paulo


"Há homens que dão a vida por um país: Tancredo deu mais, ele deu a morte."
José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado


"O Brasil tem dois mártires que nasceram em São João Del-Rei e morreram em um dia 21 de abril: Tiradentes e Tancredo Neves."

Pedro Simon (PMDB-RS), senador


"Os compromissos fundamentais de Tancredo sempre foram a defesa do Estado de Direito, o respeito às liberdades fundamentais e o compromisso com a justiça social."

Francisco Dornelles (PP-RJ), senador e sobrinho de Tancredo


Leia mais em: Leia a repercussão pelos 100 anos de Tancredo Neves