Você está aqui: Clipping Centenário de Tancredo inspira mostra "hi-tech" que começa hoje no Rio

Centenário de Tancredo inspira mostra "hi-tech" que começa hoje no Rio

"Folha de S.Paulo" - 19/04/2010


AUDREY FURLANETO


"Ele tinha o hábito de andar com uma oração de são Francisco de Assis no bolso do paletó. Quando o papel ficava velhinho, ele escrevia de novo." Aos 75 anos, Tancredo Neves reescreveu a oração pela última vez, lembra Andrea Neves, neta do ex-presidente. Morreu em 1985 com aquele papel que, agora, é um dos elementos de uma exposição sobre o centenário de seu nascimento. A mostra, que abre hoje no Rio, terá mais objetos pessoais de Tancredo, como uma caneta que ganhou de Getúlio Vargas.


O evento deve ser encontro de políticos como Aécio Neves, neto de Tancredo, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, Sérgio Cabral e José Serra. "A ideia é perceber a força daqueles anos e como a presença de Tancredo foi forte", diz Andrea.


Diferentemente das exposições históricas tradicionais, Tancredo vai ganhar versão "hi-tech" no Museu Histórico Nacional. Desde a escolha do curador - Marcello Dantas, 42, conhecido pelas mostras no Museu da Língua Portuguesa -, a intenção é aproximar Tancredo e a história recente do país de um público que "desconhece a dimensão" do personagem. O mesmo trabalho foi feito no Memorial Tancredo Neves, em São João del Rey, neste ano.


Lei mais em (link para assinantes): Centenário de Tancredo inspira mostra "hi-tech" que começa hoje no Rio