Você está aqui: Biografia Origens

Origens

 

origens

O ex-presidente da República Tancredo de Almeida Neves nasceu em 4 de março de 1910, em São João del-Rei, cidade histórica do Estado de Minas Gerais. Ele era o quinto dos 12 filhos do comerciante Francisco de Paula Neves e de Antonina de Almeida Neves (Sinhá). O gosto pela política e o interesse pelas ideias liberais e democráticas começaram a se consolidar em sua formação desde cedo. Na infância, seu pai o incentivava a ler, em voz alta, discursos de homens públicos como Rui Barbosa. Também nessa época presenciou a oposição de líderes de sua cidade ao governo do então presidente do Estado de Minas Gerais Arthur Bernardes. A família sempre teve participação ativa na vida política do município, com destaque para o avô José Juvêncio das Neves, defensor da causa republicana. O pai, Francisco de Paula, exerceu o cargo de vereador.


O curso primário foi feito no grupo escolar João dos Santos, de 1917 a 1920, em São João del-Rei. Tancredo ingressou em seguida no Colégio Santo Antônio, dirigido por frades franciscanos, concluindo o curso de humanidades em 1927, também em sua cidade natal.


Na busca por identificar uma vocação profissional, estudou na Escola de Minas de Ouro Preto, prestou concurso para seguir a carreira militar na Marinha, no Rio de Janeiro, e tentou vaga na Faculdade de Medicina, na capital mineira. Por fim, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte, cidade onde passa a morar.


À época de sua vida universitária, ao lado dos estudos jurídicos, Tancredo se dedicou a leituras de autores como Anatole France, Machado de Assis e Eça de Queiroz, fundamentais em sua formação.



Depoimento de Tancredo Neves:

Infância e adolescência
A busca de uma profissão
A influência política paterna