Você está aqui: Filmes

Filmes

Tancredo_DVD_3TANCREDO NEVES - Mensageiro da LIBERDADE

Direção de Bruno Vianna, com direção-geral de Fernando Barbosa Lima. Narração de Othon Bastos. Realização: FBL Criação e Produção. Produção: Lumen Produções. São Paulo, 2005. 54´34”


O documentário mostra a trajetória de Tancredo Neves, desde a infância e o início da carreira política, como vereador em São João del-Rei, até a eleição como primeiro presidente civil após o fim da ditadura militar e sua morte. As imagens, com narração de Othon Bastos, ilustram os momentos mais dramáticos vividos pelo País na segunda metade do século passado e nos quais Tancredo teve atuação decisiva, como a morte de Getúlio Vargas, o Parlamentarismo, o golpe militar, a campanha pelas Diretas Já e sua consagradora eleição à Presidência da República. O filme apresenta depoimentos inéditos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, de Aécio Neves, José Serra, Antônio Carlos Magalhães, Olavo Setúbal, entre outros políticos, além dos familiares. O documentário é enriquecido com os extras “Tancredo – o mineiro”, “Depoimentos” e “São João del-Rei”.

Tancredo_DVD_1

MUDA BRASIL

Direção: Oswaldo Caldeira. Roteiro: Oswaldo Caldeira, Ricardo Gomes Leite e Mauro Malin. Narração: José Abreu. Distribuição: Warner Bros/ Paramount Home Entertainment. Produção: Encontro Produções. 1985. 104´


O documentário mostra a transição da ditadura militar para a democracia, focando principalmente a disputa de Tancredo Neves e Paulo Maluf para a Presidência da República. Muda Brasil, realizado de agosto de 1984 a janeiro de 1985, registra os principais momentos da campanha de Tancredo Neves, que possibilitou uma ampla aliança nacional e empolgou o País num clima de eleições diretas, embora o presidente fosse escolhido indiretamente, no Colégio Eleitoral. Depoimentos de Tancredo, Ulysses Guimarães, Antônio Carlos Magalhães, Luís Carlos Prestes, Leonel Brizola, Fernando Henrique Cardoso, José Aparecido de Oliveira e Fernando Lyra, entre outros, são importantes documentos para a preservação da memória de um dos mais ricos e emocionantes da história política do País, que marcou o resgate da cidadania. Um dos pontos altos é apoteótica comemoração popular após a vitória de Tancredo.

Tancredo_DVD_2CÉU ABERTO

Direção e roteiro: João Batista Andrade. Distribuição: Continental Home Vídeo. Produção: Raiz Produções. 1985. 78´


Um dos melhores documentários políticos já realizados no país, Céu Aberto ressalta a euforia que tomou conta do País com a campanha pelas Diretas Já e a eleição de Tancredo Neves à Presidência da República, seguida da consternação nacional com a doença e morte do estadista mineiro. Sob o título inspirado numa frase de Tancredo, "Ninguém conspira em céu aberto”, o filme registra a oração de populares diante do Incor, em São Paulo, a leitura dos boletins médicos, a multidão nas ruas para dar o último adeus ao líder e seu enterro em São João del-Rei. Um dos momentos mais curiosos é a entrevista do general Newton Cruz, o “Nini”, comandante militar do Planalto e símbolo da truculência do regime militar, que justifica a repressão que liderou contra manifestantes a favor das eleições diretas, em Brasília. O filme apresenta depoimentos de políticos como Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso e Ulysses Guimarães; jornalistas, artistas e a historiadora Lucila Neves, sobrinha de Tancredo. Céu Aberto foi indicado como Melhor Filme ao Kikito de Ouro, do Festival de Gramado, e premiado no Fest-Rio, Prêmio OCIC (Office Catholic International du Cinema), Festival de Caxambu e Festival de Aveiro, em Portugal.