Você está aqui: Discursos

Discursos

discurso

Tancredo, entre Ulysses Guimarães e dona Risoleta, em seu discurso como presidente eleito: "Poderemos fazer deste País uma grande Nação. Vamos fazê-la" (foto Orlando Brito/Editora Abril/Imagens)

O ÚLTIMO CICLO DO GOVERNO VARGAS

BELO HORIZONTE – 1983

“Pela sua ardorosa paixão em favor do Brasil, ele será, ainda por muito tempo, o grande divisor de águas do nosso pensamento político. A história republicana, ainda por muitos e muitos anos, há de ser escrita antes de Vargas e depois de Vargas.”


Conferência do governador Tancredo Neves no VII Seminário de Estudos Mineiros, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, 1983

Leia mais...

REPRESSÃO POLICIAL NA BAHIA

Brasília – 17/05/1978

“O que ali assistimos enxovalha as tradições baianas de cultura, civismo e de apreço aos mais acendrados valores da dignidade humana: um aparato militar como ali jamais se viu, para impedir uma sessão cívica.”


Discurso do deputado federal Tancredo Neves, contra repressão política ocorrida em Salvador, na Câmara dos Deputados, em Brasília (17/05/1978)

Leia mais...

ELOGIO A AUGUSTO VIEGAS

BRASÍLIA – 19/10/1973

“Servidor do povo ele o foi, como poucos o têm sido entre nós. Foram 90 anos de dedicação sem reservas, absorvente e absoluta à nossa gente. Viveu esquecido de si mesmo para melhor servi-la. Foi líder sem ódios e sem ressentimentos.”


Discurso do deputado Tancredo Neves em homenagem póstuma ao ex-deputado Augusto Viegas, na Câmara dos Deputados, em Brasília (19/10/1973)

Leia mais...

EM MEMÓRIA DE MILTON CAMPOS

BRASÍLIA – ABRIL DE 1972

“Sua vida é um emaranhado de belezas, um tema precioso de civismo e que resplandece com a luz que vem de longe, varando as distâncias e as dimensões. Para nós, mineiros, Milton Campos é permanente inspiração.”


Discurso do deputado Tancredo Neves em homenagem póstuma a Milton Campos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (abril de 1972)

Leia mais...

SAUDAÇÃO A BENEDITO VALADARES

BELO HORIZONTE – 4/10/1936

“No desempenho dessa altíssima incumbência, V.Exa. vai realizando com descortino e sabedoria, com segurança e equilíbrio, com inteligência e justiça, um governo de que se orgulharão as nossas futuras gerações”

Primeiro discurso de projeção feito pelo vereador Tancredo Neves em homenagem ao governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, em Belo Horizonte (4/10/1936)

Leia mais...

BASES DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

BRASÍLIA – 24/07/1963

“A nossa crise é a crise de um povo que se despede de estruturas que se exauriram e que por isto mesmo, por obsoletas, já não mais correspondem aos reclamos da consciência nacional”


Discurso do deputado Tancredo Neves ao assumir a liderança do governo João Goulart e da Maioria na Câmara dos Deputados, em Brasília (24/07/1963)

Leia mais...

Página 2 de 2