Você está aqui: Sala de imprensa

Sala de imprensa

Tancredo, a travessia

O diretor Silvio Tendler e o produtor Roberto D'Avila - Crédito: Ana PaulaUm filme de Silvio Tendler, com supervisão do jornalista Roberto D´Avila

Tancredo, a travessia, do diretor Silvio Tendler, com supervisão do jornalista Roberto D´Avila, produzido pela Caliban e Intervídeo, entra em cartaz no dia 28 de outubro. O objetivo é resgatar a verdadeira história de Tancredo, o homem moderado, mas que durante a sua vida pública enfrentou com extraordinária coragem grandes desafios em momentos cruciais da história política do país. Graças a sua atuação firme e serena, ele viabilizou a restauração da legalidade constitucional no Brasil, depois de vinte anos de ditadura.

O documentário corresponde aos três principais momentos da vida política de Tancredo Neves: ministro da Justiça de Getúlio Vargas na crise de agosto de 1954, que levou esse presidente ao suicídio; primeiro-ministro em seguida à renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, e à crise da posse do vice-presidente João Goulart; e candidato a presidente da República e presidente eleito, em 1984 e 1985, com a missão de restabelecer o governo civil no Brasil.

Leia mais...

Centenário de Tancredo Neves celebrado com série de eventos

Informação para a imprensa – Fundação Presidente Tancredo Neves – Fevereiro/2010


Lançamento de livros, memorial, filme, portal, espetáculo teatral e realização de sessões solenes estão previstos para os meses de março e abril


Se estivesse vivo, o ex-presidente da República Tancredo Neves completaria 100 anos no dia 4 de março de 2010. Para registrar a data e demarcar a importância de Tancredo na história política brasileira, a Fundação Presidente Tancredo Neves e outras entidades e instituições realizarão diversos eventos que se estenderão até o dia 21 de abril.


Um dos principais protagonistas da implantação da democracia no Brasil, Tancredo iniciou a vida política como vereador, em São João del-Rei, sua cidade natal, em 1933. Exerceu diversos cargos e funções como os de deputado federal, primeiro ministro, senador e governador de Minas Gerais. Sua eleição para presidente da República, em 1985, marca o fim do regime militar de 1964, dando início a uma nova era democrática.

Leia mais...

Tancredo Neves – Construtor de pontes

Informação para a imprensa – Fundação Presidente Tancredo Neves – Fevereiro/2010


Estrategista político e exímio negociador, Tancredo Neves superava barreiras por meio do diálogo, sempre pautando a atuação em sólidos princípios éticos


Desde a década de 50, como deputado federal e ministro da Justiça de Getúlio Vargas, Tancredo Neves usou a política para construir pontes entre adversários e aliados, ajudando a superar barreiras e a levar a incipiente democracia a novos patamares. Como tribuno ou como articulador político, esteve presente em alguns dos momentos mais importantes da vida política brasileira.


De acordo com a historiadora e cientista política Lucília de Almeida Neves Delgado, coautora do livro “Tancredo: Trajetória de um Liberal”, ele fez da atividade política uma obra de engenharia, sempre buscando o diálogo com os contrários, no limite das possibilidades de cada momento. Para o jornalista Mauro Santayana, colaborador de Tancredo, a trajetória do ex-presidente fala por si. “Era um homem extraordinário”, afirma.

Leia mais...

São João del-Rei reinaugura Memorial Tancredo Neves

Informação para a imprensa – Fundação PresidenteTancredo Neves – Fevereiro/2010


Em linguagem contemporânea, novo espaço narra a trajetória pessoal e política do homem que construiu a moderna democracia brasileira


O município de São João del-Rei, região central de Minas, ganhará, no dia 4 de março, um novo Memorial Tancredo Neves. O projeto foi reformulado pelo curador Marcello Dantas para absorver uma ampla documentação que conta a trajetória de vida do homem que construiu um caminho pacífico para a democracia brasileira.


“Tancredo Neves é o fundador da democracia contemporânea brasileira. Entender sua trajetória é entender como o Brasil construiu um caminho próprio para a democracia e a estabilidade que usufruímos hoje. Sua memória é um dos pilares do nosso tempo. É fundamental trazer seu legado, usando uma linguagem atual, para os jovens de hoje”, diz Dantas, diretor artístico do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, do Museu do Caribe, em Barranquilla, na Colômbia.

Leia mais...

Peça “Terra de Livres” será atração turística

Informação para a imprensa – Fundação Presidente Tancredo Neves – Fevereiro/2010


Montagem idealizada por Marcello Dantas e escrita por José Roberto Torero reúne cem atores e proporciona passeio pelas ruas de São João del-Rei.


Outro “presente” que São João del-Rei ganhará no Centenário de Tancredo Neves é a montagem “Terra de Livres”. Inspirada na Guerra dos Emboabas, tem como objetivo ilustrar como o país conquistou a liberdade à custa do trabalho e do sangue da população, ao mesmo tempo em que proporciona um passeio pelas ruas, igrejas e casario da cidade.


O espetáculo foi idealizado por Marcello Dantas, com narrativa de José Roberto Torero e Marcus Aurelius, e direção de Luiz Fernando Lobo, da Companhia Ensaio Aberto, grupo do Rio de Janeiro que desenvolve uma linguagem teatral integrada com a discussão da realidade. A estreia acontece no dia 6 de março, às 21 horas.

Leia mais...

Tancredo de Almeida Neves – Cronologia biográfica

Informação para a imprensa – Fundação Presidente Tancredo Neves – Fevereiro/2010

1910 – Nasce em São João del-Rei, quinto de doze filhos de Antonina de Almeida Neves (Sinhá) e Francisco de Paula Neves.

1917 – Matricula-se no Grupo Escolar João dos Santos, que freqüenta até 1920 (São João del-Rei).

1921 – Faz o curso de humanidades no Colégio Santo Antônio, de frades franciscanos (São João del-Rei).

Leia mais...