Você está aqui: Biografia Legado

Legado

Homem de Ideias e Convicções

Este artigo foi publicado originalmente no jornal “Estado de Minas” (link para assinantes), em 27/03/2010

LUCÍLIA DE ALMEIDA NEVES DELGADO


A Fafich, Faculdade de Ciências Humanas da UFMG, viveu uma manhã agitada nos idos de maio de 1983, pois o governador de Minas Gerais, Tancredo de Almeida Neves, ali era esperado para proferir conferência. A coordenação do evento e a diretoria da casa se prepararam, com esmero, para receber o convidado ilustre. Preocupavam-se com a possibilidade de ocorrer algum deslize que pudesse constranger o convidado.


Essa preocupação tinha fundamento. O universo humano da Fafich era composto por pessoas, em especial estudantes, que cultivavam postura extremamente crítica, contestadora, transgressora e criativa. Naquele caleidoscópio de ideias e de propostas políticas e sociais também estavam presentes militantes e simpatizantes de diferentes partidos e correntes da esquerda brasileira, como esquerda católica, trotskistas e comunistas, entre outras.


O ambiente universitário da Faculdade de Filosofia, que era quase sempre efervescente, foi tomado por forte expectativa às vésperas da palestra do governador. O fato de Tancredo Neves ser considerado por muitos daqueles jovens e militantes como um político conservador aumentava a apreensão, tanto da assessoria do governador como de muitos professores da casa e do diretor da faculdade. Esse temor, todavia, não impossibilitou a realização do evento. Tancredo Neves gostou muito do convite para expressar suas ideias para um público universitário.

Leia mais...

Frases sobre Tancredo Neves

“Tancredo era um sábio. Sabia conversar, sabia ler, sabia rezar, sabia comer e beber, sabia rir, sabia ironizar, sabia não ter medo, sabia ser Cirineu para amigos amargurados, sabia ver o mar, ouvir os passarinhos, imaginar com o vento, namorar as estrelas.”
Ulysses Guimarães (1916-1992), político paulista, ex-deputado federal por São Paulo, um dos principais líderes da luta contra a ditadura e presidente do MDB, do PMDB e da Assembleia Nacional Constituinte (1)


“Impressionavam-me sua disposição e talento para a conversa, sua viva inteligência, seu espírito conciliador. Admirava observar, por outro lado, sua elegância, afabilidade e índole conciliatória conviviam, sem conflitos, com um indobrável espírito de luta e uma firmeza impressionante na defesa de suas teses e pontos de vista.”
João Menezes (1917-2006), advogado paraense, foi deputado federal e senador por seu Estado (1)


“Tancredo é capaz de dar nó em pingo d’água.”
José de Magalhães Pinto (1909-1996), banqueiro mineiro, foi deputado federal, senador e governador de Minas Gerais, além de ministro das Relações Exteriores (5)

Leia mais...

Página 2 de 2